<< Entrada

PT apresenta estratégia para fibra óptica e novo logótipo

15 de Maio, 2009

A Portugal Telecom apresentou hoje a sua estratégia para a implementação de uma rede de fibra óptica, que permitirá o acesso à Internet a velocidades, no mínimo de 100 Mbps.

Esta nova rede irá permitir a oferta de novos serviços Meo, nomeadamente programas com uma melhor qualidade de imagem em alta definição, ter um número ilimitado de televisões sem precisar de set-top-box, banda larga com largura de banda garantida e melhor qualidade na instalação. 

A PT tem já a decorrer uma fase de piloto técnico, propondo-se ter um milhão de casas passadas até ao final de 2009, através de uma rede com mais de 50 mil quilómetros de cabo de fibra óptica.

A nova oferta de fibra da PT, disponível a partir de hoje, terá duas ofertas de triple-play. O Meo Fibra 20 Megas, disponibiliza 70 canais de TV, acesso à Internet a 20 Mbps incluindo chamadas grátis das 21 às nove horas. O preço é de 49,90 euros (55,90 euros após o período promocional de 12 meses).

Relativamente ao Meo Fibra 100 Megas, com cem canais de televisão, acesso à Internet de 100 Megas e chamadas ilimitadas durante 24 horas, o preço promocional é de 64,90€ (passando a 70,90€ após 12 meses).

Segundo a PT, «A rede de cobre teve um papel determinante nos últimos 100 anos, mas aproxima-se do seu limite de capacidade em termos de largura de banda máxima e cobertura. A nova rede de fibra óptica será a rede dos próximos 100 anos e funcionará como catalisador do desenvolvimento do país».

Dando um exemplo significativo do que representa uma velocidade de 100 megas, Zeinal Bava referiu que o download de um filme em alta definição demora sete horas a uma velocidade de 2 Mbps e apenas sete minutos à vlocidade de 100 Mbps.

E relação à cobertura geográfica prevista, o presidente executivo da Portugal Telecom, Zeinal Bava afirmou que a fibra cobrirá varias cidades de Portugal continental, Madeira e Açores, não especificando quais, mas remeteu os interessados para uma informação mais detalhada, para o site www.meofibra.pt.

Etiquetas: ,