O centro histórico da vila de Coruche
Tal como em muitas outras zonas do país, o centro histórico da vila de Coruche vem sendo atingido, há já alguns anos, por um acelerado processo de desertificação humana e por um aumento significativo de casas fechadas e em degradação acentuada. O comércio tradicional, como é evidente, por isso, mas não só, está a pagar o preço dessa agonia. |
São precisas medidas urgentes para combater este crescimento natural negativo |
1. |
Medidas de sensibilização, promoção, divulgação e revitalização do centro histórico (não basta embelezar, os cemitérios também estão bem cuidados, mas não existe lá vida), designadamente, dotá-lo de um moderno e avançado serviço de telecomunicações que acabe com as antenas inestéticas e permita a recepção de televisão, telefone e Internet por cabo e wireless. Hoje para a fixação das pessoas, dos serviços e das empresas, essas infraestruturas são importantíssimas. Colocar (e bem) hotspots no Parque do Sorraia e esquecer o centro da vila não é boa politica; |
2. |
Programas de apoio à fixação de jovens famílias ao nível da construção de habitação de qualidade a custos controlados, bem como na recuperação de casas degradadas do centro histórico, com incentivos e isenções de vária ordem; políticas efectivas de apoio às famílias e de incentivos à recuperação da taxa de natalidade para níveis que possam garantir uma renovação de gerações; |
3. |
O desenvolvimento de políticas de parceria no âmbito do desenvolvimento humano e empresarial (ensino, emprego e formação profissional) que contribuam para o alargamento da oferta de cursos, de saídas profissionais e empregos qualificados, que potenciem inovação, competitividade e empreendedorismo (especialmente incubadoras e ninhos de empresas); |
4. |
Não estimular a fuga desproporcionada para as periferias com avultados custos de infraestruturas; |
5. |
Nas situações de avanço para as periferias e nos licenciamentos de novas superfícies comerciais e novos equipamentos colectivos (normais e naturais em todos os processos de crescimento), que os mesmos sejam devidamente ponderados e acompanhados de medidas que compensem e minimizem esses efeitos; |
6. |
Não esquecer as vias estruturantes, principalmente o IC13 e o IC10, fundamentais para a região, muito em particular a variante a Coruche e a correspondente nova travessia sobre o Vale do Sorraia. No que se refere ao recente relançamento das ligações ferroviárias para passageiros no ramal Setil – Vendas Novas, não esquecer que, só com a ajuda de soluções complementares modernas, como a ligação por miniautocarro a pontos estratégicos, dotados de bons abrigos de passageiros, com estacionamento de viaturas seguro (nesses locais e nas principais estações), com paragem em todos os locais em que sejam solicitados, dentro da sua linha e com comparticipação nos custos pelos municípios, se poderá ajudar bastante a revitalizar esse meio de transporte. Hoje, chegar à Gare do Oriente e a Santa Apolónia em composições modernas (em uma hora aproximadamente), com as ligações de Metro, Rodoviárias, Fluviais (tanto locais como de médio/longo curso) é totalmente diferente do que era há uns anos atrás. |
NOTA: |
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