A C. M. de Coruche e o e-Government (Governo Electrónico)
28 de Janeiro, 2007
Se avaliarmos o web-site do Município de Coruche com base na maturidade dos e-serviços prestados pelos Municípios Portugueses através das suas páginas de Internet (web-sites) e a avaliação for subdividida em 4 níveis de maturidade, como defendem alguns estudiosos da matéria, Coruche encontra-se no 2º nível.
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No 1º nível, estão aqueles que basta estarem presentes na Internet, independentemente do que disponibilizam no web-site.
No 2º nível, estão aqueles que disponibilizam formulários dos serviços via Internet, mas os cidadãos acabam por ter de se dirigir fisicamente aos municípios para finalizar os assuntos. Convém referir que dispor de formulários é das coisas mais simples que existem on-line.
No 3º nível de maturidade, estão aqueles em que existe interacção; não basta disponibilizar os formulários para imprimir, o cidadão já pode submeter esse formulário via Internet.
No 4º nível, estão aqueles municípios que assentam na digitalização total dos serviços e que, no fundo, respondem à totalidade dos objectivos do e-government local.
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Aqui ficam algumas sugestões à C. M. de Coruche…
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NÃO BASTA:
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Não se admite, nos dias de hoje, que um estudante para levantar a mensalidade da sua bolsa de estudo municipal, tenha de vir de propósito da Universidade a Coruche, ou que um agente económico, um inquilino de prédio municipal, um pai com um filho na creche, tenham de se deslocar forçosamente aos serviços do município (por vezes a dois) para pagar a sua mensalidade, renda ou taxa.
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DEVERÁ SER POSSÍVEL (apenas alguns exemplos):
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É CLARO QUE NÃO SERÁ SÓ A COMUNICAÇÃO VIA INTERNET A TER EM CONTA
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Os cidadãos continuarão a ter várias formas de interagir com a Câmara Municipal: pessoalmente , através de telefone, internet, televisão interactiva, etc.
Aliás é preciso ter em conta um país que ainda mantém baixos níveis de literacia, bem como uma significativa população de idosos.
Estamos conscientes que os cidadãos não vão, de um dia para o outro, passar a contactar massivamente os serviços municipais através da internet.
Assim, é necessário o desenvolvimento homogéneo dos diversos canais de interacção, possibilitando a relação com o Município de forma variada.
O nível de exigência dos cidadãos exige pois uma resposta mais eficiente e célere, apenas possível com o recurso às mais recentes tecnologias. Hoje, o desafio da Câmara deverá colocar-se a três níveis:
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É necessário pois fomentar o contacto com as pessoas, disponibilizar serviços de alta qualidade e demonstrar visão e liderança à comunidade.
A sociedade civil pode e deve agir de forma mais efectiva através deste tipo de “democracia electrónica” como o “Movimento.e-Coruche” o está a fazer e certamente promoveremos uma mudança na comunidade que ocorra pela própria comunidade, transformando os cidadãos locais em actores sociais, mais qualificados mais fortes e participantes.
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